A Professora e Investigadora do grupo ForChange do Centro de Estudos Florestais (CEF), Margarida Tomé, foi agraciada com o Grau de Professor Emérito da Universidade de Lisboa.
O título de Professor Emérito da Universidade de Lisboa é uma distinção honorífica atribuída, de forma excecional, a professores catedráticos ou associados já jubilados ou aposentados que se destacaram pelo seu contributo notável para o avanço do ensino, da ciência e da cultura. Este reconhecimento sublinha a projeção alcançada ao longo da sua carreira académica, a relevância da sua produção científica e o elevado prestígio que detêm na comunidade universitária, refletindo o compromisso da ULisboa com a excelência académica.
Margarida Tomé tem larga experiência em investigação nas áreas de inventário de recursos florestais, monitorização da sustentabilidade da gestão florestal e modelação do crescimento da floresta sob um cenário de alterações globais, tendo coordenado e/ou participado em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais. Tem também sido responsável por diversos projetos técnicos, especialmente nas áreas do inventário florestal e da previsão da evolução da floresta.
É um enorme orgulho para o CEF a atribuição deste título à Professora Margarida Tomé, proposta pelo ISA, e aprovada em 22 de janeiro pela Comissão Científica do Senado da Universidade de Lisboa, tenha sido homologada pelo Reitor da Universidade de Lisboa.
O artigo foi publicado originalmente em Instituto Superior de Agronomia.