Um dos Canadair já está operacional e a combater o incêndio que lavra na Serra da Estrela. À TSF, o autarca de Gouveia adianta que vai pedir explicações ao Governo sobre a alegada “descoordenação” no terreno.
Um dos aviões Canadair que estava avariado já está operacional e a ajudar no combate ao incêndio que lavra, desde sábado, na Serra da Estrela. A informação foi confirmada à TSF por fonte da Proteção Civil. O segundo Canadair ainda está em manutenção.
A avaria de um dos aviões Canadair é, para o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, uma situação preocupante. À TSF, António Nunes sublinha que os Canadair são os que têm maior capacidade de transportar água, pelo que estas avarias podem comprometer a capacidade dos dispositivos de combate aos fogos.
“Todos os meios aéreos que foram contratualizados, na sua inoperatividade podem ter uma implicação maior ou menor na ajuda que fazem aos bombeiros no combate aos incêndios florestais. No caso particular dos Canadair, consideramos a situação um pouco mais preocupante porque são os únicos aviões que estão disponíveis para o combate aos incêndios florestais com elevada capacidade de água e, por isso, a sua ausência por alguns momentos como já ocorreu ou durante um período mais alargado é, naturalmente, uma situação que pode não comprometer um incêndio em especial, mas comprometer a capacidade do dispositivo na sua globalidade para poder fazer […]