Balanças avariadas, um supermercado fechado e preços diferentes na caixa. ASAE abriu 10 processos-crime por especulação

Inspetores voltaram a ver situações já identificadas e chegaram mesmo a ter de fechar um supermercado

Preços diferentes na caixa, um supermercado encerrado temporariamente ou peso a menos do que o indicado nos produtos. Foram várias as irregularidades detetadas esta quarta-feira pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que abriu 10 processos-crime e 12 processos de contraordenação depois de uma ação de fiscalização que juntou 10 brigadas no Norte do país, 12 brigadas no Sul e 16 brigadas na região Centro. Em causa estão possíveis crimes de especulação.

Ao todo, foram fiscalizados 123 supermercados por um conjunto de 38 brigadas. Era numa delas que estava o inspetor-geral da organização, que presenciou uma das situações mais caricatas: o encerramento temporário de um supermercado que tinha problemas na calibragem das balanças.

“Uma superfície tinha cinco balanças, todas sem o certificado em dia, o que significa que tivemos de suspender o estabelecimento. Tínhamos ali uma insegurança relativamente às unidades de pesagem que tanto podia beneficiar como prejudicar o consumidor”, conta Pedro Portugal Gaspar à CNN Portugal, que pede aos supermercados que acautelem as situações nas suas lojas.

Noutro ponto de fiscalização, o problema também envolveu balanças. Um produto que indicava um determinado peso tinha, afinal, 17% a menos do que estava assinalado na embalagem. O inspetor-geral deixa para o processo aberto a conclusão sobre uma eventual premeditação neste caso, mas admite que se trata de um “desvio significativo”.

“A embalagem anunciava 2 quilos e afinal tinha 1,650 quilos”, refere Pedro Portugal Gaspar, que admite que situações em que a discrepância é de 5% ou 6% acontecem, nomeadamente por questões de processamento, mas que esta diferença era demasiado evidente.

Esta não foi uma situação única, já que noutros dois casos se verificaram diferenças entre o peso anunciado e o peso real, mas esta foi a mais notória.

Preços aumentam da prateleira para a caixa

Dos restantes 10 […]

Continue a ler este artigo em CNN Portugal.


por

Etiquetas: