|
|
|
|
– 22-09-2014 |
[ Écran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Banana da Madeira faz balanço do programa de promoção com evento em Bruxelas
Sabia que nas regiões ultraperiféricas da Europa cultivam-se as melhores bananas do mundo? A Madeira, as Canárias, Guadalupe e Martinica têm uma coisa em comum: produzem bananas em território europeu, respeitando o meio ambiente, empregando trabalhadores no sector e contribuindo para a economia local. Os representantes do sector da banana das regiões ultraperiféricas estarão em Bruxelas na terça-feira, dia 23 de Setembro, para apresentarem o balanço do programa de informação sobre o Símbolo Gráfico das Regiões Ultraperiféricas (RUP), 2011 – 2014, apoiado pela União Europeia e pelos Estados de Portugal, França e Espanha. Estas produções exemplares apresentam o símbolo RUP das respectivas regiões, concedido pela União Europeia. Este símbolo garante a origem e a qualidade dos produtos agrícolas provenientes destas regiões ultraperiféricas da Europa, assegurando que a banana europeia cumpre critérios de qualidade específicos, controlados por cada um dos países membros de origem. O dossiê do desenvolvimento económico das regiões ultraperiféricas, em particular através da produção de banana, estará no centro do balanço preparado pelos representantes do sector a nível europeu. A banana europeia representou em 2013 perto de 11,4 % do consumo europeu, essencialmente proveniente das ilhas Canárias, de Guadalupe e Martinica, bem como da Madeira.
“A Madeira fica a 2660 km de Bruxelas mas graças à campanha de promoção, associada ao símbolo RUP, desenvolvida ao longo dos últimos três anos, está agora muito mais próxima do continente europeu. Desde 2011 que os produtores e representantes do sector, com a ajuda dos governos e da União Europeia, uniram esforços para levar adiante, e com sucesso, o primeiro programa transnacional de regiões ultraperiféricas. O símbolo RUP identifica não só os produtos cultivados nas regiões ultraperiféricas da União Europeia como realça a sua origem exótica. A origem e as características únicas de cada um dos territórios europeus produtores de bananas foram aliás sublinhadas. Em Portugal, a marca Banana da Madeira marcou presença na televisão, na imprensa, nas redes sociais, nos pontos de venda e em eventos infantis e desportivos, dando sempre a conhecer o símbolo RUP. Mais de 200.000 consumidores tiveram oportunidade de provar a Banana da Madeira e tomar conhecimento das características únicas que as distinguem das demais. O caminho percorrido foi longo mas queremos prosseguir e levar o símbolo RUP o mais longe possível.” afirma Jorge Dias, porta-voz da Banana da Madeira. Fonte: Gesba
|
|
|
Produzido por Camares ® – © 1999-2012. Todos os direitos reservados. |