Mata Nacional da Machada

Barreiro: Proibido acesso, circulação e permanência na Mata Nacional da Machada devido a risco de incêndio

O Serviço Municipal de Proteção Civil do Barreiro anunciou a proibição de acesso, circulação e permanência na Mata Nacional da Machada a partir da meia-noite e até às 23:59 de 15 de julho, devido ao risco de incêndio.

Em comunicado, a autarquia do Barreiro, no distrito de Setúbal, explica que a medida surge na sequência da declaração nacional de alerta decretada pelo Governo.

Na quinta-feira, o Governo anunciou que a situação de alerta devido ao “significativo aumento do risco de incêndio rural” começa às 00:00 de sexta-feira e prolonga-se até ao dia 15 de julho.

A proteção civil do Barreiro adianta que, entre as várias medidas de caráter excecional determinadas, está a proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem.

Sendo a única área florestal de razoável dimensão do concelho do Barreiro, a Mata da Machada é considerada o “Pulmão da Cidade” e um local para atividades de recreio e lazer, dispondo de um parque de merendas e diversos fontanários, além de um Centro de Educação Ambiental e de uma rede de estradas e caminhos frequentemente utilizados para práticas desportivas.


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: