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Batatas francesas de volta às tendências de consumo pré-crise

Após dois anos marcados pela pandemia, o mercado da batata volta aos níveis de consumo de antes da crise. Na sua primeira conferência de imprensa do ano, o UNPT apresentou as perspetivas para a campanha 2021/2022 marcada por uma retoma do mercado, custos de produção em alta, bem como desafios para o setor em termos de alterações regulamentares e fitossanitárias.

O setor do amido vem relatando rendimentos complicados há 3 anos. Os stocks excessivos de 2020 levaram a uma queda nos preços. Os rendimentos de 2021 estão ligeiramente acima, mas teme-se o abandono de alguns produtores e uma diminuição das áreas de superfície para 2022/2023.

Campanha 2021/2022: de volta às tendências de consumo pré-crise

O UNPT anunciou o regresso às tendências de consumo pré-crise para a campanha 2021/2022, mas num contexto em que os custos de produção são particularmente elevados.

“A campanha de produtos frescos está ligeiramente abaixo dos 200 euros [227 USD], o que é superior à campanha anterior. Relativamente às fábricas/processamento, mantém-se o nível de campanha. Algumas cotações estão ligeiramente acima do que os contratos oferecem, o que indica uma procura ativa neste mercado, bem como uma retoma das atividades de processamento.”

“Em termos de perspetivas, a crise Covid está a dar-nos uma pequena pausa e a permitir-nos retomar as tendências iniciais, mas parece importante conseguir consolidar a atratividade e competitividade do setor da batata.”

Fonte: COTHN


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