A Bayer volta a apoiar o Concurso Nacional de Jovens Agricultores, uma iniciativa da CAP que vai já na 9ª edição e conta ainda com a APED a CONSULAI como parceiros. O certame elege o melhor Jovem Agricultor de Portugal, que irá depois representar Portugal no Congresso Europeu de Jovens Agricultores, no Parlamento Europeu. As inscrições decorrem até amanhã, 1 de junho.
O concurso visa reconhecer e dar visibilidade aos projetos promovidos por jovens agricultores em Portugal, promover a partilha de boas práticas associadas a projetos de investimento e envolver todas as entidades públicas e privadas para a promoção da importância dos Jovens Agricultores. O certame conta com o apoio institucional do Ministério da Agricultura, que reconhece a importância da renovação geracional para a dinamização do setor.
De acordo com as estatísticas europeias, os jovens agricultores representam apenas 10% dos Agricultores na Europa, sendo que em Portugal o número desce para 3%. Apesar dos apoios existentes, o setor continua a revelar dificuldades na atração de jovens e na concretização de projetos sólidos e que persistam no tempo, instrumentos fundamentais para inverter o abandono das zonas rurais em Portugal e na Europa.
O júri do concurso é formado por representantes da Bayer, da APED e da CONSULAI. O vencedor terá oportunidade de divulgar o que de melhor se faz no país, no Congresso Europeu, em Bruxelas, onde Portugal conquistou três vezes o galardão nos últimos anos, uma prova do dinamismo, da inovação e qualidade da agricultura Portuguesa.
Mais informações e inscrições no site do evento em: https://www.jovemagricultordoano.com