A Bayer é a mais recente aderente ao grupo de empresas que está a desenvolver o easyconnect, um sistema de transferência fechado (STF) que pretende «tornar o enchimento de um pulverizador mais rápido, fácil e seguro do que os métodos convencionais». Esta adesão ocorre no âmbito do compromisso da CropLife Europe – entidade europeia que representa empresas e associações das áreas de pesticidas, biopesticidas, agricultura digital e de precisão, inovação em biotecnologia vegetal – em «disponibilizar um sistema de transferência fechado a todos os agricultores e operadores europeus até 2030», explica um comunicado conjunto da Easyconnect.
Do grupo fazem já parte ADAMA, BASF, Belchim Crop Protection, Certis Europe, Corteva Agriscience, FMC Corporation, Nufarm, Grupo Rovensa e Syngenta. Segundo o comunicado, «em simultâneo, a Bayer continuará a apoiar a implementação de sistemas de transferência fechados através de soluções comerciais disponíveis no mercado».
O documento indica que «o easyconnect deverá chegar ao mercado em 2022, primeiro na Dinamarca e Países Baixos, seguindo-se França, Alemanha e Reino Unido, em 2023», acrescentando que «espera-se o alargamento a outros países». No comunicado conjunto, refere-se ainda que o easyconnect «é uma tecnologia aberta, que se encontra disponível a todos os intervenientes do sector agrícola que estejam interessados», sendo que «outras entidades do sector agroquímico, fabricantes de equipamentos ou quaisquer outros interessados em participar no lançamento do easyconnect deverão entrar em contacto com uma das empresas associadas ao projecto».
«A Bayer está empenhada em promover a implementação do easyconnect STF, de forma a melhorar ainda mais a segurança do operador, mas também do meio ambiente, na utilização de produtos para a protecção das culturas, em particular nas fases de mistura, carregamento e enxaguamento das embalagens. Em consonância com este compromisso, a Bayer tem vindo a promover STFs desde 2014. Para proporcionar ainda mais flexibilidade aos agricultores, a Bayer tem o prazer de se juntar ao grupo de trabalho que conduz o easyconnect STF, com o objectivo de alavancar os benefícios desta solução», diz Fabrice Houdebert, Head of Regional Marketing EMEA da Bayer. Louise Brinkworth, Stewardship Leader EMEA na Corteva Agriscience e presidente do Comité de Direcção do grupo de trabalho easyconnect STF, afirma que o grupo «tem o prazer de acolher a Bayer entre os seus membros e valoriza o seu contributo para alcançarmos o objectivo de disponibilizar o acesso universal aos sistemas de transferência fechados na Europa».
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.