O território do Parque Natural da Serra de São Mamede, situado no Nordeste Alentejano, possui um riquíssimo Património Natural caracterizado por uma elevada diversidade biológica e geológica. Os seus diversos habitats disponibilizam recursos naturais, prestam múltiplos serviços de ecossistema e são propícios para inúmeras atividades de lazer e turismo ecológico. Atraídos por esta riqueza ímpar, as populações humanas desde cedo ocuparam o território e deixaram vestígios da sua presença, desde a Pré-história até à atualidade.
Com o intuito de informar, divulgar e enriquecer a literacia científica de quem visita ou pretende visitar o Parque, foram produzidos 4 guias dedicados ao Micobiota, Flora, Fauna e Geodiversidade/Património Arqueológico, onde se ilustram e descrevem os aspetos mais relevantes de cada um dos temas.
Deseja-se com estes guias comunicar, sensibilizar e promover a visitação ambientalmente informada a este Parque Natural tão singular.
Estas publicações foram financiadas pelo Projecto ALT20-08-2114-FEDER-000216 – Centro de Interpretação e Portas de Entrada do Parque Natural da Serra de S. Mamede; da responsabilidade da Universidade de Évora e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas; com o apoio das Câmaras Municipais de Marvão, Arronches, Castelo de Vide e Portalegre.
No dia 24 de maio, estes manuais serão também apresentados num webinar inserido na iniciativa “ciclo de webinars às terças” dinamizada pelo ICNF, Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, que terá como tema ”Biodiversidade, Geodiversidade e Património Arqueológico do Parque Natural da Serra de São Mamede”.
Data: Terça – feira, dia 24 de maio de 2022