Biodiversidade: um seguro para o funcionamento dos ecossistemas

image

A figura da esquerda ilustra a partilha de recursos (luz e água) por duas espécies de árvores com arquitetura da copa e raízes complementares. As copas estão juntas e ensombram o solo. A água é captada a diferentes níveis.

A figura do meio ilustra a facilitação: durante as noites de verão, a espécie com raízes mais profundas transporta a água das zonas inferiores do solo para as camadas mais superficiais. Na manhã seguinte, ambas as árvores podem utilizar essa água. Este efeito permite uma comunidade microbiana mais diversa no solo e maior capacidade de absorver nutrientes.

Nas figuras da direita ilustra-se o efeito de seleção: Na imagem 1, uma comunidade mais rica em espécies (A, B, C, D, E) tem uma maior probabilidade de incluir algumas mais resistentes à seca, mantendo-se maior densidade de árvores. Na imagem 2, temos uma comunidade com duas espécies (B, C) e uma delas (C) é muito sensível à seca, pelo que há elevada mortalidade dos seus indivíduos, levando à diminuição da densidade e produtividade da comunidade.

O artigo foi publicado originalmente em Florestas.pt.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: