BioFÓRUM está de volta nos dias 19 e 20 de outubro

Nos dias 19 e 20 de outubro de 2024, a Associação BioLiving organiza a oitava edição da Conferência BioFÓRUM, sob o mote “Restauro da Natureza: da Lei à Ação!”, na região de Aveiro. A Lei Europeia do Restauro da Natureza, no contexto português, será discutida através de palestras com especialistas de diversas áreas e com saídas de campo.

O BioFÓRUM está de volta! A Associação BioLiving organiza novamente o BioFÓRUM (https://bioliving.pt/bioforum/), focando-se desta vez no tema do Restauro da Natureza. Pensando em investigadores, técnicos, associações, e todos os cidadãos interessados, o VIII BioFórum – Restauro da Natureza: da Lei à Ação! será uma oportunidade de diálogo e reflexão sobre como a Lei do Restauro da Natureza, recentemente aprovada na União Europeia, poderá afetar a gestão do território e a conservação da natureza em Portugal. 

No dia 19 de outubro, em Albergaria-a-Velha, o programa inclui várias palestras que trarão perspetivas a várias escalas geográficas e em diferentes setores. Na palestra de abertura, a Drª. Anabela Simões (ICNF – Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro) apresentará os desafios e oportunidades previstos no processo de criação do Plano Nacional de Restauro da Natureza, que deverá mobilizar diferentes áreas da sociedade até ao verão de 2026.

Do carbono ao restauro de paisagens, o investigador Guilherme Castro (Royal Botanic Gardens Kew, Royal Holloway University of London) apresentará dois casos de estudo desenvolvidos no Reino Unido sobre como podemos fazer uso da tecnologia para melhor gerirmos e restaurarmos a natureza. Já na área dos ecossistemas aquáticos, o Dr. Pedro Teiga (E.RIO) apresentará uma análise aprofundada da trajetória da reabilitação dos rios em Portugal, desde a conceptualização teórica até à implementação prática deste tipo de projetos.

No mesmo dia, seguindo as restantes palestras que prometem explorar o tema do restauro ecológico no contexto português, terá lugar uma mesa redonda que contará com a presença de quatro especialistas de diferentes áreas – a botânica e curadora do herbário da Universidade de Aveiro, Drª. Rosa Pinho (DBio – Universidade de Aveiro, ADERAV), a entomóloga e investigadora Drª. Olga Ameixa (CESAM & DBio – Universidade de Aveiro), o autarca António Loureiro (Município de Albergaria-a-Velha), e o biólogo e técnico associativo Pedro Gomes (Milvoz – Associação de Protecção e Conservação da Natureza). 

No segundo dia, 20 de outubro, terão lugar duas visitas guiadas a microrreservas em processo de restauro pela Associação BioLiving. De manhã, a visita será ao projeto Lusitanica, em Canelas, Estarreja, para observar as práticas de restauro ecológico levadas a cabo nos últimos anos, onde espaços florestais previamente degradados estão agora a recuperar, reconvertendo-se em de bosques nativos, promovendo a biodiversidade, a resistência e resiliência ao fogo, e modelos de gestão florestal mais sustentáveis.

De tarde, visitando a Quinta Ecológica da Moita, em Oliveirinha, Aveiro (esta, em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro), a apenas 5 km do tecido urbano de Aveiro, será possível percorrer os diversos habitats que compõem esta reserva com mais de 14 hectares, essenciais para dezenas de espécies, algumas delas ameaçadas e protegidas. Serão discutidas medidas de gestão e de restauro ecológico a pôr em prática neste local, de forma a fomentar ainda mais a biodiversidade e a criar um espaço de conexão com a Natureza.

As inscrições para o BioFórum são gratuitas, mas obrigatórias. Os interessados podem inscrever-se em todo o evento ou apenas em alguns momentos, através do formulário: https://forms.gle/zfQqRV9d1GCwmmmV9

Para mais informações, pode visitar o website da Associação BioLiving (https://bioliving.pt/bioforum-2024/), as suas páginas de Facebook, Instagram e LinkedIn, enviar e-mail para secretariado@bioliving.pt ou contactar através de 935 293 911 / 935 722 313 (chamada para a rede móvel nacional).

O restauro ecológico das nossas florestas e outros ecossistemas degradados é fundamental para assegurar o fornecimento de alimentos, a regulação do clima, a saúde pública e tantos outros serviços que a natureza nos oferece. Ocorrências como os recentes fogos rurais estão a tornar-se cada vez mais frequentes e brutais, o que mostra a importância de uma gestão do território integrada e responsável para a proteção das nossas comunidades e da biodiversidade. O BioFÓRUM pretende contribuir para o debate e reflexão destes importantes temas.

O VIII BioFÓRUM é organizado pela Associação BioLiving, em parceria com o Município de Albergaria-a-Velha, no âmbito do programa CIRA Natura, apoiado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro através do PAPERA 2024.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: