No dia 24 de novembro decorre a 4a edição do Agrifood Open Day, o evento de referência para todos os que impulsionam ou se interessam pela transformação sustentável do sistema agroalimentar, este ano no Unicorn Stage – Unicorn Factory Lisboa.
Com o tema “Biotecnologia ao Serviço de uma Agricultura Resiliente”, esta edição destaca o papel da ciência e da tecnologia na criação de sistemas alimentares mais resilientes, circulares e regenerativos, essenciais para enfrentar os desafios das alterações climáticas e da segurança alimentar.
“O Agrifood Open Day já é mais do que um evento anual: é uma plataforma de convergência entre parceiros da ciência, inovação e do mercado. O nosso objetivo é fortalecer a colaboração entre os principais intervenientes do setor nacional e internacionalmente e acelerar a adopção de soluções viáveis económica e ambientalmente, facilitando o impacto real na resiliência dos nossos sistemas agro-alimentares”, destaca Gonçalo Amorim, CEO da BGI.
Entre os destaques desta edição, contam-se:
- Painéis e mesas-redondas com especialistas – onde se discutem as tendências, desafios e oportunidades que estão a transformar o sistema agroalimentar.
- Conhecer o Ecossistema de Inovação Agroalimentar – onde é dado espaço às soluções em biotecnologia, agricultura resiliente e tecnologia alimentar que já estão a moldar o futuro do setor e às principais iniciativas e oportunidades de participação nas plataformas europeias.
- Apresentação de startups portuguesas – mais de 10 projetos inovadores em destaque, com soluções pioneiras para o futuro da alimentação.
- Oportunidades de networking e colaboração – ligando empresas, investigadores, agricultores e investidores.
- Prova de produtos inovadores – com degustação de alimentos desenvolvidos por start-ups nacionais.
O Agrifood Open Day contará com uma programação diversificada ao longo do dia, incluindo keynotes inspiradores, mesas-redondas, pitches de startups e momentos de networking. Entre os destaques estão a apresentação de soluções biotecnológicas aplicadas à agricultura e de capacitação da workforce para a regeneração e resiliência no setor agroalimentar. Serão também entregues os prémios às startups vencedoras dos programas EWA (Empowering Women in Agrifood) que se dedica a capacitar mulheres empreendedoras no setor agroalimentar, entre outros programas como o Agrifood Disruptor.
Paralelamente, haverá eventos exclusivos focados na colaboração e co-criação entre startups e indústria e no desenvolvimento de competências de empreendedores, proporcionando uma experiência completa para todos os participantes.
A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas!
- Data: 24 de novembro de 2025
- Local: Unicorn Stage – Unicorn Factory Lisboa (Rua da Manutenção 71, 1900-321 Lisboa)
- Inscrições aqui
Organizado pela BGI Sustainable Ventures, com o apoio do EIT Food, Food4Sustainability CoLAB e Unicorn Factory Lisboa, o Agrifood Open Day reúne empreendedores, investigadores, agricultores, empresas, investidores e decisores políticos num ambiente colaborativo dedicado a acelerar a inovação e a construir o futuro do setor agroalimentar.
Sobre o EIT Food
O EIT Food é a maior e mais dinâmica comunidade de inovação alimentar do mundo, apoiado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), uma organização independente da União Europeia fundada em 2008 que impulsiona a inovação e o empreendedorismo na Europa. O EIT Food investe em projetos, organizações e indivíduos que partilham o objetivo de promover um sistema alimentar saudável e sustentável. Atua no desbloqueio do potencial de inovação em empresas e universidades, assim como na criação e desenvolvimento de startups agroalimentares para levar novas tecnologias e produtos ao mercado. Também desenvolve competências em empreendedores e profissionais, com foco na transformação do sistema alimentar e na centralidade do consumidor.
Sobre a BGI Sustainable Ventures
A BGI Sustainable Ventures é uma aceleradora de tecnologia avançada e inovação de classe mundial que promove a transformação sustentável em setores como o agroalimentar, a economia azul, a mobilidade urbana e a inovação digital. Como “player” fundamental no ecossistema de inovação europeu, a BGI capacita startups, empresas, investigadores e estudantes através de projetos de aceleração, inovação aberta e educação para o empreendedorismo. Com um forte foco na sustentabilidade, na transformação e na internacionalização, a BGI estabelece a ligação entre o laboratório e o mercado, atuando como um conector vital entre empreendedores, instituições académicas, laboratórios de investigação e empresas. Desde 2010, a BGI tem apoiado centenas de empreendedores no seu percurso para obter mais conhecimento, oportunidades de crescimento e internacionalização.
Para mais informações:
Clara Pais, Food Hub Project Manager | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Paula Roque Esteves, Communications Director | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Nota de Imprensa da BGI
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.