Entre os dias 14 de outubro e 8 de novembro, a Biond – Associação das Bioindústrias de Base Florestal – promoveu uma série de seis sessões técnicas de “Boas Práticas para a Gestão de Eucaliptais”, no âmbito do projeto “Eucalipto +Sustentável” e em diferentes zonas do País: Monchique, Castanheira de Pera, Leiria, Góis, Vouzela e Castelo de Paiva.
“O objetivo destas sessões consistiu em divulgar conhecimentos técnicos e informações legais sobre a gestão de povoamentos de eucaliptos, de forma a contribuir para a melhoria e eficiência da gestão florestal sustentável, promovendo a produtividade, a rentabilidade dos produtores florestais e a redução do risco de incêndio”, sustenta Henrique Vieira, Técnico Florestal da Biond e responsável pelo projeto “Eucalipto +Sustentável”. E acrescenta: “a produção e a sustentabilidade são perfeitamente compatíveis, com base nas boas práticas florestais no conhecimento técnico. Há pequenos detalhes que fazem toda a diferença entre uma operação ser amiga do ambiente ou ter impactos nocivos, seja nas preparações do terreno, seja no controlo da vegetação, na aplicação de produtos fitofarmacêuticos. O conhecimento técnico faz toda a diferença para termos uma floresta de produção e ao mesmo tempo sustentável”.
Estas sessões, de acesso gratuito, tinham como destinatários proprietários, técnicos e prestadores de serviços florestais, mas foram abertas a todos os interessados no tema e no conjunto reuniram cerca de 400 pessoas.
“Estas sessões são extremamente importantes para todos aqueles que direta ou indiretamente lidam com a floresta, em particular com eucaliptos. Na Biond acreditamos que a formação é um caminho essencial para que todos possamos ter uma gestão florestal mais sustentável”, afirma Gonçalo Almeida Simões, Diretor Geral da Biond.
O projeto “Eucalipto +Sustentável” é cofinanciado pelo Programa de Desenvolvimento Rural, PDR2020.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.