Mês de janeiro de 2023 foi considerado o 3º mais quente na Europa e o 7º no Globo.
Janeiro de 2023 foi o 3º mais quente da Europa de sempre. O valor médio da temperatura média foi 2.64 °C superior ao valor normal 1981-2010.
Grande parte da Europa teve temperaturas do ar acima da média. As regiões dos Bálcãs, da Europa Oriental, da Finlândia, do noroeste da Rússia e da região registaram temperaturas muito acima da média. Em contraste, registaram-se temperaturas mensais inferiores à média em alguns locais da Península Ibérica, na Groenlândia, na Islândia e no norte da Rússia (Fig. 1).
A nível global, janeiro foi 0.44 °C mais quente do que a média de 1981-2010, correspondendo ao 7º janeiro mais quente, a par com 2018 e 2021.
Em relação à precipitação na Europa, em janeiro, verificaram-se condições mais humidas que o normal em grande parte da Europa, em particular no norte da Península Ibérica, Itália e dos Bálcãs ao norte até à Escandinávia. Por outro lado verificaram-se condições mais secas que o normal no leste da Espanha, Turquia e na região do Mar Negro, bem como partes do noroeste da Rússia.
Em Portugal continental o mês de janeiro de 2023 classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e normal em relação à precipitação (Fig. 2).
No mês de janeiro, em Portugal continental, o valor médio da temperatura média do ar foi 9.14 °C, 0.33 °C acima do valor normal.
O valor médio da temperatura máxima do ar, 13.84 °C, foi +0.75 °C superior à normal; o valor da temperatura mínima do ar, 4.45 °C foi muito próximo do valor normal (-0.09 °C).
Durante o mês verificou-se alguma variabilidade dos valores de temperatura do ar, sendo de salientar valores de temperatura quase sempre acima da normal mensal no período de 7 a 17 e nos dias 20 e 21, com dias e noite quentes para a época. A partir do dia 22, registou-se uma descida acentuada da temperatura em especial da mínima, com ocorrência de noites frias; o valor médio da temperatura minima nos dias 26, 30 e 31 foi inferior a 0 °C.
Em relação à precipitação, o mês de janeiro foi normal, com um total de precipitação de 104.1 mm que corresponde a 89 % do valor normal.
Durante o mês de salientar os episódios de precipitação que se verificaram nos dias 1, 7 e 8 e 16 e 17, com ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes forte, em especial nas regiões do Norte e Centro do território.
De acordo com o índice de seca PDSI, apenas as regiões do Baixo Alentejo e Algarve se encontram na situação de seca fraca, área que registou um ligeiro aumento.
→ Boletim Climatológico Janeiro ←
O artigo foi publicado originalmente em IPMA.