Boletim Mensal da Agricultura e Pescas - Outubro

Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Outubro de 2022

Previsões Agrícolas

As previsões agrícolas, em 30 de setembro, apontam para uma redução generalizada da produção das culturas arvenses de regadio, nomeadamente de 5% no milho para grão, 15% no tomate para a indústria e 20% no arroz. Nas fruteiras, o cenário é semelhante, com quebras de 45% na pera, 30% no pêssego, 20% na maçã e na castanha e 10% no kiwi. Nos amendoais, a entrada em produção das plantações intensivas no Alentejo compensou os efeitos adversos que a seca e as geadas tardias tiveram nos pomares tradicionais de Trás-os-Montes. Quanto à vinha, as chuvas de meados de setembro afetaram o estado sanitário das uvas, embora tenham promovido o enchimento do bago e o aumento do teor de açúcares. Prevê-se uma diminuição de 15% na produção de vinho, perspetivando-se uma colheita de qualidade, com os vinhos a apresentarem um bom equilíbrio entre o teor alcoólico e a acidez.

Gado, aves e coelhos abatidos

O peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em agosto de 2022 foi 41 396 toneladas, o que correspondeu a um acréscimo de 0,7% (-7,4% em julho), resultante do maior volume de abate registado nos bovinos (+1,6%), suínos (+0,4%), ovinos (+2,7%) e caprinos (+11,1%). O peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo foi 34 385 toneladas, o que representou um acréscimo de 2,0% (-5,6% em julho) devido ao maior volume de abate de galináceos (+3,9%).

Produção de aves e ovos

O volume de frango cresceu 1,0%, com uma produção de 25 536 toneladas (+2,6% em julho), tendo em número de cabeças registado um acréscimo mais significativo de 5,6% (+5,4% em julho), resultante do menor peso médio dos animais ao abate, face ao mês homólogo. A produção de ovos de galinha para consumo apresentou um volume superior em 6,2% (+5,4% em julho), atingindo as 10 494 toneladas.

Produção de leite e produtos lácteos

A recolha de leite de vaca foi 150,1 mil toneladas, registando um decréscimo de 5,0% (-4,2% em julho). O volume de produtos lácteos indicou uma quase manutenção, diminuindo somente 0,8% (-10,8% em julho), com menores produções de leite para consumo (-2,6%), leite em pó (-49,4%) e manteiga (-20,1%).

Pescado capturado

O volume de capturas de pescado em Portugal diminuiu 7,0% (-8,0% em julho), justificado pela menor captura de peixes marinhos. Às 19 001 toneladas de pescado correspondeu uma receita de 38 137 mil euros, valor que representou um decréscimo de 1,2% (+7,0% em julho). O preço médio do pescado descarregado foi 1,95 Euros/kg, ou seja, um acréscimo de 6,4% (+16,2% em julho).

Preços e índices de preços agrícolas

Em setembro de 2022, as variações mais significativas no índice de preços de produtos agrícolas no produtor foram observadas na batata (+127,6%), ovos (+55,8%), hortícolas frescos (+54,4%), suínos (+51,8%) e aves de capoeira (+43,5%).

Em comparação com o mês anterior, as variações de maior amplitude verificaram-se nos frutos (+11,1%), ovos (+5,6%) e batata (4,6%).

Em junho de 2022, o índice de preços de bens e serviços de consumo corrente (INPUT I) registou uma variação positiva de 36,7% e o índice de preços de bens e serviços de investimento (INPUT II) aumentou 9,6%. Relativamente ao mês anterior, assistiu-se a aumentos de 2,0% e 1,4% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente e no índice de preços de bens e serviços de investimento, respetivamente.

Produtos de origem animal em Modo de Produção Biológico (MPB)

O Modo de Produção Biológico (MPB), de acordo com o Regulamento (UE) 2018/848, é descrito como um sistema global de gestão das explorações agrícolas e de produção de géneros alimentícios que combina as melhores práticas ambientais, um elevado nível de biodiversidade, a preservação dos recursos naturais, a aplicação de normas exigentes em matéria de bem-estar dos animais e método de produção em sintonia com a preferência de certos consumidores por produtos obtidos utilizando substâncias e processos naturais. As condições que atualmente definem este modo de produção constam da referida legislação, e abrange o sector agrícola e agroalimentar.

Neste boletim apresentam-se alguns resultados estatísticos sobre a produção animal em MPB, que praticamente não tem ainda expressão em Portugal.

→ Consulte aqui o documento ←

Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Setembro de 2022

O artigo foi publicado originalmente em INE: publicações.


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: