IPMA logo

Boletim meteorológico para a agricultura – abril 2019

[Fonte: IPMA] O mês de abril de 2019, em Portugal continental, classificou se como normal em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação.

Na primeira década os valores médios de temperatura média do ar foram inferiores ao valor normal em quase todo o território, na segunda década os valores foram superiores ao valor normal, exceto em alguns locais do Centro e Sul e na última década do mês os valores foram superiores ao normal em praticamente todo o território, sendo de realçar o período de 26 a 30 de abril com valores muito superiores ao normal, em particular, a temperatura máxima.

Em relação à quantidade de precipitação, o valor médio mensal corresponde a cerca de 150 % do valor normal. Em termos espaciais os valores da percentagem de precipitação, em relação ao valor médio (1971-2000), foram superiores ao normal em praticamente todo o território, exceto nalguns locais da região Sul. O valor médio da quantidade de precipitação no presente ano hidrológico 2018/2019, 556.7 mm, corresponde a 79 % do valor normal.

De acordo com o índice PDSI, no final de abril apenas as regiões a sul do rio Tejo mantêm-se em situação de seca. Assim, no final de abril 58 % do território estava em situação de seca meteorológica.

O número de horas de frio acumuladas entre 1 de outubro de 2018 e 30 de abril de 2019 é superior a 500 horas em todo o território, exceto nalguns locais do litoral Centro e Sul.

→ Consulte aqui o documento ←


Publicado

em

,

por

Etiquetas: