Bolsa do Porco – Semana 01/2022 – Manutenção

MERCADO EUROPEU

Nesta quadra natalícia registou-se um volume de abates superior na UE que no mesmo período em anos anteriores. Registam-se também atrasos nos abates, as inferiores ao de anos anteriores. Este dado justifica-se pelo facto do dia de Natal e do dia de Ano Novo terem coincidido com o fim-de-semana, não condicionando assim o normal funcionamento dos matadouros. Apesar disso, a nota dominante é de uma tensão muito grande e transversal a toda a Europa no lado da produção, não por ter excesso de porcos em casa, mas porque os preços estão demasiado baixos, sobretudo tendo em conta os custos de produção.
Esta tensão deverá levar a que o mês de janeiro não seja caracterizado por uma pressão em baixa dos mercados (como é comum no primeiro mês do ano), podendo verificar-se já uma recuperação.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

bolsa porco
Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 02/2022 (10/01 a 14/01): Espanha 1,02; França 1,12; Alemanha 0,95; Países Baixos 0,91; Bélgica 0,96; Dinamarca 1,03.

Tendência Geral:
Se no mercado dos porcos a situação continua muito complicada e expectante quanto ao tempo que vai demorar até que haja subidas significativas, no mercado da carne as coisas podem e deverão mudar a breve trecho. A tentação dos matadouros passará agora por aproveitar os preços baixos e congelar, antecipando a forte procura futura não só da China, mas também das Filipinas, Coreia do Sul, Japão e Vietname. Existe ainda outra circunstância que seria impensável há uns anos: a Alemanha confronta-se com a possibilidade de reduzir de tal maneira o seu efetivo que poderá deixar de ser excedentária na produção, levando os matadouros alemães a necessitar cada vez mais da produção dinamarquesa, holandesa e polaca para manterem a sua operação.

Fonte: FPAS


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: