MERCADO EUROPEU
Espanha deu um sinal, ainda que ténue, de uma milésima de subida, dando o sinal aos mercados que a tendência será para inverter nas próximas semanas. Mesmo com o anúncio do surto de PSA na Itália, e com alguns mercados a evidenciar a preocupação com a consequência deste surto (como a Alemanha com descida de 0,030€ nos principais matadouros e a Dinamarca que reviu a sua cotação depois de conhecida a notícia), Espanha elegeu esta semana como o momento para dar a volta a uma sequência de 21 semanas de descidas seguidas de 9 semanas de manutenção. Quase oito meses depois, poderá estar aqui o ponto de inflexão para os mercados ibéricos, já que Portugal também operou uma subida na sua cotação.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 03/2022 (17/01 a 21/01): Espanha 1,02; França 1,12; Alemanha 0,95; Países Baixos 0,91; Bélgica 0,96; Dinamarca 1,00.
Tendência Geral:
Este ano os atrasos de abates característicos da época festiva foram inferiores aos registados em anos anteriores e facilmente recuperáveis. No entanto, neste início de ano, há a circunstância do número de casos positivos à variante Ómicron se estar a multiplicar e a condicionar a atividade regular dos matadouros. Por outro lado, verifica-se agora a apetência dos grandes matadouros em aumentar abates com vista à congelação, antecipando uma maior procura dos mercados terceiros e aproveitando os baixos preços dos porcos.
Fonte: FPAS