MERCADO EUROPEU
Os ministros da agricultura europeus reuniram-se esta semana para discutir o problema do setor da suinicultura, com base numa proposta da Polónia. A Comissão Europeia anunciou que vai criar um Grupo de Alto Nível sobre o setor suinícola que trabalhará para encontrar uma solução para a crise a médio e longo prazo. No comunicado do governo polaco pediam-se apoios financeiros extraordinários para os suinicultores. Os polacos proposeram que essas ajudas fossem maiores para explorações pequenas e médias, mais expostas ao abandono da atividade.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 08/2022 (28/02 a 04/03): Espanha 1,17; França 1,15; Alemanha 1,02; Países Baixos 0,92; Bélgica 1,06; Dinamarca 1,00.
Tendência Geral:
Naturalmente o acontecimento internacional que mais marcou a semana foi a invasão da Ucrânia pela Rússia. A situação no principal produtor de cereais da Europa vai provocar novos aumentos nos já muito altos custos alimentares.
O problema dos mercados do porco é que o preço do porco sobe na mesma medida que sobem os custos de produção e, dessa forma, não se consegue diminuir o défice por kg de porco abatido. No mercado da carne passa-se o mesmo com os custos da eletricidade a inibirem a armazenagem. Na Europa há muito menos porcos que há um mês e vai haver menos carne, mas não para já porque se estão ainda a consumir stocks de carne congelada.