MERCADO EUROPEU
E no espaço de um mês a Bolsa do Montijo subiu quase 50 cêntimos (45,7 cêntimos para ser mais preciso), algo inédito. Também em Espanha se assistiram a quatro semanas consecutivas com subidas no limite máximo que os estatutos permitem, coisa que só aconteceu em 9 sessões nos últimos 20 anos. A Alemanha também 60 cêntimos no acumulado mensal. E o mais bizarro de tudo isto é que não haverá um produtor português, espanhol ou alemão que não esteja atualmente a perder dinheiro (com porcos já próximos ou a ultrapassar a barreira dos dois euros).
São tempos estranhos os que vivemos e quanto mais tempo durar esta guerra – sem esquecer a pandemia que está neste momento a afetar fortemente a China – mais imprevisíveis serão.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 13/2022 (28/03 a 01/04): Espanha 1,41; França 1,43; Alemanha 1,51; Países Baixos 1,40; Bélgica 1,54; Dinamarca 1,20.
Tendência Geral:
Não há sinais que esta escalada de preços esteja já para abrandar. Há muita falta de porcos na Europa central, com a Alemanha a abater semanalmente menos 100.000 porcos do que no mesmo período do ano passado. Os produtores estão a reter ao máximo os animais, sabendo que quanto mais tarde saírem da exploração a melhor preço serão vendidos e os matadouros, já que não rentabilizam a operação abatendo muitos porcos, querem pelo menos abatê-los pesados.
Fonte: FPAS