Bolsa do Porco – Semana 15/2022 – Manutenção

MERCADO EUROPEU

Semana Santa para os mercados europeus que registaram uma manutenção técnica pelo(s) dia(s) de abate que se perdem com o período pascal.

Para os matadouros é uma oportunidade de tentar meter preço na carne para aliviar a forte pressão que estão a sentir e para os produtores é uma semana para meter peso nos animais.

No entanto, há que ver que resposta darão as bolsas depois da Páscoa. A tendência das últimas semanas parece estar a inverter e a oferta de porcos a aumentar. Com estes dias sem abates poderá ser difícil voltar à tónica de subida que vínhamos assistindo. Contemos com a continuação do bom tempo para voltarem os churrascos que a pandemia levou.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

bolsa do porco 15

Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 16/2022 (18/04 a 22/04): Espanha 1,53; França 1,48; Alemanha 1,53; Países Baixos 1,40; Bélgica 1,54; Dinamarca 1,26.

Tendência Geral:

A FAO transmitiu no seu boletim do dia 08/04 que, embora a invasão da Ucrânia pela Rússia, envolvendo dois dos mais importantes países exportadores de trigo, milho, óleo de girassol e fertilizantes, tenha tido início a 24 de fevereiro, foi em março que os mercados sentiram o verdadeiro impacto do conflito. O índice de preços dos alimentos da FAO registou um aumento de 12,6 % face ao mês anterior que já tinha atingido o seu nível mais alto desde 1990 (33,6% mais elevado do que em março de 2021).


Publicado

em

,

por

Etiquetas: