leitões

Bolsa do Porco Semana 16/2021 – Manutenção

O cenário é de continuidade em relação àquele que já assistimos há cerca de um mês, ou seja, estabilidade. Mesmo a forte descida da Alemanha não é um indicador de que o mercado esteja a infletir a trajetária das últimas 4 semanas. O que se passou esta semana foi o país a reconfinar e o encerramento da restauração que tem impacto imediato no consumo.
No sul da Europa os países estão a cumprir o seu processo de desconfinamento pelo que se espera um aumento do consumo interno.
Já a tendência de subida em França justifica-se pela forte procura dos matadouros espanhóis.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Nota:

  1. Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 17/2020 (26/04 a 30/04): Espanha 1,46; França 1,32; Alemanha 1,10; Holanda 1,18; Bélgica 1,08; Dinamarca 1,29
  2. Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menú “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são atualizadas em permanência.
  3. Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.

Tendência Geral:

Neste momento há que olhar para o mercado europeu. Seria expectável que após um ano de pandemia, o cansaço acumulado e o advento das vacinas poderíamos estar numa fase bem diferente daquela que estamos. A verdade é que o processo de vacinação está a ser bem mais lento do que se previu e a tão aguardada época dos barbecues pode ser frustrante para os países do centro-norte da Europa.
Espanha está a ser, ao mesmo tempo, o motor e o tubo de escape da Europa. O motor porque a força da indústria espanhola está a absorver muita da produção europeia e o tubo de escape porque as exportações continuam a bater recordes.
No primeiro trimestre de 2021, Espanha duplicou as exportações para a China.


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: