leitões

Bolsa do Porco – Semana 18/2021 – Subida de 0,020 euros

Com a chegada da Primavera e os abates da Páscoa reabsorvidos, o mercado volta a entrar na tendência que vinha trazendo até meados de abril. Os produtores europeus vivem no meio de duas realidades: as subidas de preços das matérias primas e a dificuldade do mercado da carne fazer refletir o preço dos porcos. Neste cenário o que dita a variação dos mercados é o balanço do efetivo e este continua a evidenciar uma oferta inferior à procura.

Quem nunca deixou de subir os preços (mesmo no período festivo) foi França e esse fator deveu-se à elevada exportação de animais vivos para Espanha. Este fluxo pode vir a desbloquear no curto prazo a manutenção que persiste na Alemanha há várias semanas.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Nota

  1. Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 19/2021 (10/05 a 14/05): Espanha 1,47; França 1,36; Alemanha 1,10; Holanda 1,13; Bélgica 1,13; Dinamarca 1,31
  2. Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menú “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são atualizadas em permanência.
  3. Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.

Tendência Geral:

Há boas e más notícias a influenciar o mercado.
A má notícia é que a carne continua a preços muito baixos, quer na Europa, motivada pelo fraco consumo interno, quer no mercado de exportação com a China a fazer valor a sua posição de principal comprador mundial.
A boa notícia é que o desconfinamento avança a bom ritmo por toda a Europa. Nos países mediterrânicos a semana passada foi marcada por um regresso à quase normalidade. O norte da Europa avança mais lentamente, mas crê-se que ainda a tempo de um desconfimanento mais liberal durante a época de churrascos.


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: