leitões

Bolsa do Porco – Semana 23/2021 – Subida de 0,020 euros

Mercado Europeu

A semana fica marcada pelo “finca-pé” dos matadouros face à tendência de subida do preço dos porcos. Com o panorama a manter-se no que diz respeito à pressão dos mercados externos sobre o preço, ao baixo consumo e à parca oferta de porcos – que, como em todos os verões, tenderá a agudizar-se – os matadouros do norte da Europa voltaram a não seguir os preços fixados em Bolsa.

Já na semana passada os matadouros alemães não tinham seguido a subida de 3 cêntimos definida na sessão da bolsa da AMI e esta semana o preço de referência manteve-se com a intenção que a indústria repercutisse esses 3 cêntimos, no entanto a Tönnies e a Vion voltaram a comunicar ao mercado que irão voltar a manter o preço na próxima semana.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 24/2021 (14/06 a 18/06): Espanha 1,55; França 1,36; Alemanha 1,22; Holanda 1,22; Bélgica 1,26; Dinamarca 1,41.

Tendência Geral:

O mercado da carne atravessa uma fase crítica que não é nova nesta fase do ano, quando o preço dos porcos é tradicionalmente alto e as margens da indústria são reduzidas. A novidade deste ano é a fraca dinâmica do mercado interno ainda muito condicionado pela pandemia e a incerteza ao redor do comportamento dos importadores chineses. Os matadouros continuaram a exportar para a China apesar dos preços baixos para não perder quota de mercado, mas os comentários são comuns a todos os países europeus: os importadores chineses não estão a renovar os contratos, mesmo a preços baixos. Vamos ver o que nos reserva o futuro próximo dada a conjuntura.


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: