Bolsa do Porco – Semana 23/2022 – 2,182€ (Subida de 0,020€)

MERCADO EUROPEU

A próxima semana é aguardada com muita expetativa face aos desenvolvimentos do possível entendimento entre Rússia, Ucrânia, Turquia e ONU para criar uma “bolsa de cereais” com origem na Turquia. O problema é alcançar este acordo que pressupõe que os cereais sejam expedidos a partir do porto de Odessa e o mar negra seja “desarmadilhado” pelo exército turco. Putin já fez saber que fará depender este acordo do levantamento das sanções impostas pela União Europeia, pelo que as expetativas são as mais baixas possível.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Nota:
Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 24/2022 (13/06 a 17/06): Espanha 1,58; França 1,49; Alemanha 1,41; Países Baixos 1,31; Bélgica 1,47; Dinamarca 1,32.

Tendência Geral:

A Europa atravessa uma altura de vários feriados que mal se notam porque, pura e simplesmente, não há porcos para matar, pelo que a diminuição de dias de abate até é bem vinda e pode dar algum equilíbrio ao mercado da carne que está numa situação aflitiva por não conseguir reproduzir o preço dos porcos que, pela escassez, não terão outra tendência nas próximas semanas que não seja a subida.
Outro aspeto positivo para o mercado da carne é a temperatura alta que se faz sentir por toda a Europa, que promoverá o consumo. Aqui por Portugal espera-se isso mesmo com taxas de ocupação turística no Algarve a rondar os 90%, com o regresso das festas populares e, não tarda nada, o regresso temporário da diáspora portuguesa.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: