Bolsa do Porco – Semana 26/2022 – 2,272€ (Subida de 0,030€)

MERCADO EUROPEU

O impacto dos preços altos que se faz sentir sobre o consumo de produtos de grande consumo não é evidente apenas em países onde os consumidores têm um fraco poder de compra. Na Alemanha o consumo de carne de porco em casa diminuiu 15,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. A carne de vaca baixou 23,6%. Esta tendência deveu-se ao facto dos restaurantes terem estado fechados no primeiro semestre de 2021. No entanto, o consumo em restaurantes não compensou ainda a queda do consumo doméstico.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 27/2022 (04/07 a 08/07): Espanha 1,65; França 1,58; Alemanha 1,45; Países Baixos 1,38; Bélgica 1,50; Dinamarca 1,34.

Tendência Geral:

Há alguns dados que são evidentes: que a tesouraria e a liquidez serão fatores chave nos próximos meses; que o custo de produção de produtores e industriais manter-se-á alto; que a oferta de porcos é cada vez mais diminuta em toda a Europa; que há uma diminuição do efetivo reprodutor em Espanha e no norte da Europa; que o consumo de carne na Europa está numa trajetória de redução estrutural; que as tensões políticas atuais (Rússia) e futuras (China) afetam a fluidez do mercado; e que a inflação vai afetar o consumo de todos os bens, mesmo os mais competitivos como é o caso da carne de porco.
Como ponto positivo, a China já dá sinais de aceleração das importações.

Fonte: FPAS.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: