Bolsa do Porco – Semana 32/2022 – 2,347€ (Subida de 0,020€)

MERCADO EUROPEU

A Alemanha ia na 6ª semana de repetição de preços até que nesta semana deu um sinal inequívoco da tendência altista que irá experimentar nos próximos tempos. De uma vez subiu 8 cêntimos e influenciou os mercados do norte da Europa que estavam algo deprimidos há algumas semanas.

Deprimidos ficaram os matadouros do sul da Europa que, quando estavam a conseguir recuperar alguma da margem para o preço do porco vivo, vêm o mercado a retomar a dinâmica de subidas sólidas. Os 8 milésimos de Espanha devem ser entendidos como um pré-aviso de subidas mais significativas nas semanas que aí vêm.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 33/2022 (15/08 a 19/08): Espanha 1,70; França 1,71; Alemanha 1,51; Países Baixos 1,42; Bélgica 1,56; Dinamarca 1,40.

Tendência Geral:

Neste momento Espanha e Portugal são um oásis na Europa no que respeita às margens conseguidas pela produção. Por toda a Europa a suinicultura atravessa um período de matérias primas em alta que vêm já desde antes da guerra da Ucrânia e, apesar dos porcos estarem bem cotados em toda a Europa, à exceção da Península Ibérica, os produtores continuam a pagar mais pela ração do que aquilo que recebem pelos porcos.
Isso não significa que o setor em Portugal não esteja completamente depauperado, porque está…

Fonte: FPAS


Publicado

em

,

por

Etiquetas: