MERCADO EUROPEU
O número de casos de PSA na Europa continua a aumentar. Desde o início do ano são já 9.796 surtos em animais domésticos e javalis europeus. Na Alemanha foi declarado o primeiro caso a 10 de setembro de 2020 e, desde aí, foram notificados 1.950 casos. Até há pouco tempo a doença afetava apenas javalis, mas em 15 de julho foi declarado o primeiro caso em porcos domésticos.
Esta semana as tensões no mercado mantiveram-se e foi mais uma semana em que o panorama não se alterou significativamente. Pesos de abate em descida por causa do calor, baixa oferta mas ainda muito fraca procura.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 35/2021 (30/08 a 03/09): Espanha 1,23; França 1,20; Alemanha 1,01; Holanda 0,98; Bélgica 1,06; Dinamarca 1,08.
Tendência Geral:
À dificuldade da indústria em fazer subir o preço da carne, junta-se a dificuldade dos produtores relacionadas com o preço dos cereais que sobe semana após semana e que fazem que os custos de produção aumentem, a ponto de neste momento o complexo de cereais da ração corresponda a 70% do preço de 1 kg de carne.
Entretanto Espanha viu mais dois matadouros perderem a habilitação para exportar para a China, pelo que a porta chinesa está cada vez mais fechada à carne de porco europeia. Veremos até quando…