porca

Bolsa do Porco – Semana 40/2021 – Descida de 0,040€

MERCADO EUROPEU

O principal problema do mercado europeu não são os baixos preços, é o facto de ninguém saber até onde os preços vão baixar! Os alemães, apesar de terem hoje preços escandalosamente baixos dos porcos, continuam com uma pressão muito grande da indústria. Os espanhóis desceram 47,4 cêntimos em 17 semanas e mesmo assim não sabem se estão perto do fundo. O diferencial entre países da Europa foi um importante indicador para perceber onde a crise se estava a sentir com maior incidência, mas neste momento o diferencial entre Espanha e Alemanha está ao nível pré-PSA na Alemanha, o que significa que a pressão sobre os mercados já se sente de forma homogénea em todo espaço europeu.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 41/2021 (11/10 a 15/10): Espanha 1,08; França 1,10; Alemanha 0,93; Países Baixos 0,91; Bélgica 0,94; Dinamarca 1,03.

Tendência Geral:

A situação atual de mercado levou a Bélgica a solicitar à Comissão o recurso a mecanismos de ajuda europeu (nomeadamente o armazenamento privado). Esta proposta teve o apoio de 18 países europeus, mas de fora ficaram os “pesos pesados” Espanha, Dinamarca e Holanda.
Entre as organizações de produtores há o entendimento que devem ser acionados mecanismos de apoio, mas não há consenso relativamente ao armazenamento privado. As próximas semanas prometem trazer alguma medida por parte da Comissão, mas com o mesmo cenário nas bolsas.

Fonte: FPAS


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: