porca

Bolsa do Porco – Semana 41/2021 – Descida de 0,030€

MERCADO EUROPEU

A cotação dos porcos perdeu 1/3 do seu valor desde a semana 24, atingindo mínimos históricos para esta altura do ano. Só encontramos paralelo em 2007, curiosamente também num período em que o custo das matérias primas começou a subir.
Se nesta semana as bolsas do norte da Europa asseguraram uma frágil manutenção, Espanha teve um feriado na passada 3ª feira e não conseguiu acompanhar, levando Portugal de arrasto.
O bom sinal é que por toda a Europa já se sentiu nesta semana uma maior procura e as expectativas é que se assista a alguma aceleração do volume de abates. Resta saber se em Espanha será suficiente para absorver o que ficou por abater na semana que agora finda.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 42/2021 (18/10 a 22/10): Espanha 1,05; França 1,10; Alemanha 0,93; Países Baixos 0,91; Bélgica 0,94; Dinamarca 1,03.

Tendência Geral:

Esta semana, por iniciativa da Bélgica, discutiu-se na Comissão Europeia a possibilidade de acionar o mecanismo de ajuda do armazenamento privado mas, numa posição muito controversa junto do setor, o Comissão Wojciechowski rejeitou liminarmente esta hipótese alegando que estaria a transmitir uma mensagem equívoca ao mercado, uma vez que a estratégia da Comissão é reduzir a produção europeia e não salvá-la, abrindo ainda a porta a mecanismos de apoio regional nos países onde já se esteja a registar diminuição de efetivos (como Alemanha) e deixar de fora outros onde se verifique o contrário (como Espanha).
Inacreditável!

Fonte: FPAS


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: