MERCADO EUROPEU
O convidado que ninguém queria receber neste Natal chama-se Omicron e já está bem instalado na Europa central e do norte (e também em Portugal, apesar de ainda circunspeto a uma “bolha”). Esta nova variante vem colocar mais interrogações sobre o consumo neste período festivo. Em Portugal já sabemos que o confinamento será depois das festas, pelo que se espera que a quadra natalícia seja positiva em termos de consumo.
A isto junta-se a notícia da deteção de um surto de gripe das aves em Portugal que, apesar de estar perfeitamente controlado pelas autoridade, transferirá inevitavelmente algum do consumo da carne de aves para a carne de porco.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 49/2021 (06/12 a 10/12): Espanha 1,02; França 1,12; Alemanha 0,93; Países Baixos 0,91; Bélgica 0,94; Dinamarca 1,03.
Tendência Geral:
As notícias que chegam da China apontam para valores recorde de abates, registando-se nova subida esta semana, apesar de mais ténue que nas semanas anteriores (+0,05€), resultando numa subida aculada do preço interno na ordem dos 60% desde outubro. Porém, também a evolução da pandemia coloca novas dúvidas relativamente à evolução do consumo na China. Para já é certo que Pequim não vai receber turistas para os Jogos Olímpicos de Inverno que se disputam em fevereiro, logo a seguir à entrada do Ano Novo chinês.
Fonte: FPAS.