
O “Balanço de Campanha das Pomóideas 2025” decorre no dia 29 de Janeiro, no Auditório Municipal do Bombarral, a partir das 9h30. Este evento é organizado pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), pela Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha (ANP) e pela Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
O programa inclui várias apresentações: da tecnologia Aqua4D (no contexto do projecto H2OEfficient 2.0), de um projecto de doutoramento sobre clones de pereira rocha, dos ensaios a realizar no âmbito do projecto Interreg BioSoludoe (biosoluções para o controlo de fogo bacteriano, pedrado e pulgão lanígero), do Projecto de Internacionalização da Pêra Rocha do Oeste. Haverá ainda um debate de balanço da campanha, apoiado em apresentações da ANP, da APMA e da Associação de Fruticultores de Armamar e de uma sobre os mercados em 2026.
Segundo a organização, é «tempo de fazer contas, tempo de debater o que correu bem e o que correu menos bem da campanha de 2025». Pode consultar aqui o programa completo do “Balanço de Campanha das Pomóideas 2025” e pode efectuar aqui a inscrição.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.
