ICNF

Bragança e Vinhais adotam a co-gestão para o Parque Natural de Montesinho

Com a ajuda financeira do Fundo Ambiental, os municípios de Bragança e de Vinhais vão participar na gestão da área, com foco no desenvolvimento e execução de iniciativas de valorização do território.

O ICNF, os municípios de Bragança e de Vinhais, e o Fundo Ambiental celebraram a 9 de junho do corrente ano, um protocolo de colaboração técnica e financeira visando a gestão partilhada do Parque Natural de Montesinho. A assinatura do protocolo constitui um passo fundamental para a promoção do modelo de co-gestão da referida área protegida.

O acordo dá suporte legal para o apoio técnico e operacional do ICNF à comissão de co-gestão liderada pelo município de Bragança, para a promoção, desenvolvimento e execução de iniciativas de valorização da área protegida, sem prejuízo para a sua sustentabilidade. A comissão de co-gestão do Parque Natural de Montesinho será presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernani Dias e terá a responsabilidade de elaborar e executar o Plano de Cogestão do parque.

A cerimónia teve a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, Engº João Paulo Catarino e da Diretora do Fundo Ambiental, Drª Alexandra Carvalho, além dos presidentes dos municípios de Bragança e de Vinhais, Hernani Dias e Luís Fernandes, respetivamente. Além dos referidos governantes e dirigentes estiveram presentes  representantes das entidades membros do Conselho Estratégico do Parque Natural de Montesinho, como por exemplo, Sandra Sarmento, Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte.

ICNF.21.junho.2021

O artigo foi publicado originalmente em ICNF.


Publicado

em

, , , ,

por

Etiquetas: