Bridão e Detalhe Reserva da memorável colheita de 2020 chegam ao mercado com Grande Ouro 

A qualidade dos vinhos da Adega do Cartaxo é um axioma, desfazendo memórias do passado. Há mais de uma década que são inúmeros os prémios atribuídos aos vinhos da autoria do enólogo Pedro Gil, em publicações e concursos de cariz nacional e internacional. Chegados recentemente ao mercado – a revelar capacidade de guarda e espera pelo momento ideal para lançamento dos vinhos –, os tintos Bridão Reserva e Detalhe Reserva de 2020 são apenas dois exemplos disso. Vinhos de um ano desafiante e um marco na história mundial, pela pandemia da Covid-19, estão prontos a beber, mas revelam um bom potencial de guarda, que assim permitirão #recordar2020, no copo, por mais uns anos.

Um ex-libris de notoriedade e vendas da Adega do Cartaxo, disponível em super e hipermercados, o Bridão Reserva tinto 2020arrecadou medalhas de ‘grande ouro’ no Concurso de Vinhos do Tejo e no Sélections Mondiales des Vins du Canada, assim como ‘ouro’ no Asia Wine Trophy. Ao Detalhe Reserva tinto 2020, um vinho mais complexo e gastronómico, presente em restaurantes, garrafeiras e lojas da especialidade, couberam iguais distinções na competição regional e asiática.    

Detalhe Reserva tinto 2020 (€18,00) reúne, na garrafa, uma mão cheia de castas: Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Syrah, Merlot e Cabernet Sauvignon. Vinificado com desengace total, esmagamento, maceração prolongada durante cinco dias e estágio de 10 meses em barricas de carvalho francês, apresenta uma cor granada carregada, é intenso no nariz, com um misto de fruta vermelha e fruta silvestre bem madura, menta, eucalipto e ligeiras notas de baunilha. No palato, igualmente intenso, frutado e fresco, com volume e untuosidade com taninos sedosos, a conferir-lhe corpo. Persistente no final de boca, com notas de menta e eucalipto, a reforçar a sua frescura. Um tinto que pede comida, ideal para acompanhar pratos de carne, do forno à grelha e sempre bem condimentados.

Bridão Reserva tinto 2020 (€11,50) resulta de um blend de Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Tinta Roriz e Syrah. Surpreende pela elegância e frescura, impressa por uma excelente acidez natural aportada pelas características do terroir Bairro – um dos três identificados na região dos Vinhos do Tejo. Afirma-se intenso na cor e nos aromas, com predominância de notas de frutos vermelhos e frutas do bosque, compota, geleia e tabaco. Umbouquet de complexidade presente também na boca, intensa e frutada, com taninos poderosos, mas redondos. Volumoso e bem estruturado, proporciona um final persistente e longo. Para beber, a solo (e por isso mais sedutor em concursos) e à mesa, com iguarias variadas, em que a proteína é rainha. 

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: