Exmº Senhora Directora Regional de Agricultura da DRAPC
Exmº Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital
Exmº Senhor Comandante da GNR – Oliveira do Hospital
Diz o Povo que um mal nunca vem só…
O ano passado foi o Grande Incêndio a dizimar rebanhos e colmeias. Agora são cães assilvestrados (cães selvagens) a atacarem rebanhos e a matarem animais, enquanto que as Colmeias estão a ser atacadas pela “Vespa Asiática” que está a provocar uma grande razia nas abelhas.
Ambas as situações contribuem para fazer acrescer dificuldades – prejuízos – em cima de dificuldades aos Produtores Pecuários.
Ambas as situações são de conhecimento de quem de direito dado que os Produtores em causa e suas Organizações – incluindo agora a ADACO, Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra – têm chamado a atenção das várias Entidades com responsabilidades nestas matérias.
Porém, já tardam medidas eficazes para controlo destas “pragas assassinas” que não deixam de o ser por afinal responderem à sua natureza. Só que os Produtores já têm problemas de sobra, com perda de rendimentos, para ainda terem de suportar mais estes.
Assim, vimos deste forma reforçar apelos já feitos por Produtores Pecuários com o objetivo de que Vossas Excelências intervenham com a maior celeridade e eficácia, para pôr cobro a estas ameaças permanentes, e que até podem aumentar de número e de atividade, o que será ainda mais desastroso.
Com os melhores cumprimentos.
Pel´ a ADACO
Isménio Oliveira
Coordenador