Calendário astronómico maio 2025: fases da Lua, chuvas de meteoros e outros eventos. Eis quando observar o céu noturno!

image
A Lua Cheia das Flores é o nome pelo qual é conhecida a Lua Cheia de maio. Descubra abaixo o porquê desta designação.

O ciclo lunar continua a cativar o Ser Humano, influenciando várias culturas e tradições. Todos os anos vários entusiastas do céu noturno e do Espaço guardam maravilhosos registos em vídeo e fotografia da Lua em todo o seu esplendor.

Em 2025 o único satélite natural terrestre continuará a sua dança celestial, oferecendo luas cheias incríveis, chuvas de meteoros repletas de encanto e outros eventos do céu noturno, capazes de nos proporcionar momentos inesquecíveis.

Fase da lua em maio 2025 Data
Quarto crescente 4 de maio
Lua Cheia 12 de maio
Quarto minguante 20 de maio
Lua Nova 27 de maio
Fonte: elaboração própria, com base em dados de calendarr.com e tempo.pt

Acima pode conferir o calendário lunar de maio de 2025. Verá aí expostas as datas de todas as fases da lua (nova, quarto crescente, cheia e quarto minguante) para que possa planear momentos especiais sob a luz encantadora lunar e aproveitar ao máximo cada fase deste fenómeno celestial único.

Entre 5 e 6 de maio ocorrerá o pico da “chuva de estrelas” Eta Aquáridas

As Eta Aquáridas são estrelas cadentes que têm origem na constelação de Aquário, daí o nome atribuído a este fenómeno pois “os traços das suas estrelas cadentes parecem sair de um ponto da constelação de Aquário”, segundo informações do Observatório Astronómico de Lisboa.

image
O radiante das Eta Aquáridas localiza-se na constelação de Aquário, perto da estrela Eta Aquarii. Este ponto é aquele de onde os meteoros da chuva parecem emergir, daí a designação “Eta Aquáridas”.

A fonte desta chuva de meteoros é procedente do famoso cometa 1/P Halley, tal como as suas ‘irmãs’ Oriónidas durante o mês de outubro, a propósito do seu movimento de translação anual. Este cometa, como qualquer outro, desintegra-se quando é atingido por fragmentos de outros asteroides ou pela ação de forças gravitacionais, “manchando” o céu com um rasto de partículas e pequenos meteoros e gerando o espetáculo visual que tanto nos deslumbra.

A entrada dos fragmentos na atmosfera terrestre é considerada uma chuva de meteoros ou “chuva de estrelas”, com as partículas a viajarem a velocidades inimagináveis, de quase 250.000 quilómetros por hora. As Eta Aquáridas estão visíveis desde 19 de abril e espera-se que possam ser observadas desde vários locais do planeta até 28 de maio.

Se o estado do tempo e a Lua o permitirem, vamos poder observar o pico de atividade da chuva de meteoros Eta Aquáridas nas noites de segunda, 5 e terça-feira, 6 de maio.

De acordo com informações avançadas pelo portal de informação astronómica Starwalk.space, estão previstos em média, 50 meteoros por hora nas noites de 5 e 6 de maio, a viajar a velocidades de 66 km/s.

Numa noite escura e de céu limpo, as Eta Aquáridas podem produzir até 50 meteoros por hora se forem observadas a partir de latitudes a sul do equador. A norte da linha do equador – onde Portugal se situa – é expectável um número inferior de estrelas cadentes por hora: entre 10 a 30.

Eta Aquáridas Lua Cheia das Flores
Da chuva de meteoros Eta Aquáridas à Lua Cheia das Flores, maio será mais um mês repleto de fascinantes eventos astronómicos para contemplar no céu noturno.

Apesar da Lua apresentar uma iluminação de 72% nas noites em que se prevê o pico de atividade das Eta Aquáridas, o nosso único satélite natural põe-se logo após a meia-noite, pelo que o céu deverá estar escuro e sem lua durante o pico da chuva de meteoros. Tendo isto em conta, e também as condições meteorológicas, é melhor observar as Eta Aquáridas nas horas antes do amanhecer.

Lua Cheia das Flores será uma Microlua e ocorrerá a 12 de maio

Espera-se que a Lua Cheia das Flores – a lua cheia de maio – ocorra a 12 de maio às 16:56 GMT (fuso horário dos Açores; sendo GMT+1 em Portugal continental e Madeira). Embora a Lua Cheia tecnicamente dure apenas um momento, quando está diretamente oposta ao Sol em relação à Terra, o corpo celeste lunar parece totalmente iluminado um dia antes e depois desse período.

Adicionalmente, refira-se que esta Lua Cheia será uma Microlua, uma vez que será 5% menor e 10% menos brilhante que uma Lua Cheia normal. A designação Lua Cheia das Flores tem a ver com o facto de em maio, no hemisfério norte, as condições meteorológicas serem normalmente mais associadas ao calor/clima quente primaveril e às flores abundantes que desabrocham pelos campos e florestas no quinto mês do ano.

Referências da notícia:

Calendário lunar maio 2025. Calendarr.com/Portugal.

Calendário Astronômico de todos os Eventos Astronômicos de 2025. Starwalk.space/pt.

Continue a ler este artigo no Tempo.pt.


Publicado

em

por

Etiquetas: