Câmara de Ferreira do Alentejo alerta para roubos nos campos agrícolas

image

A Câmara de Ferreira do Alentejo alertou o Ministério da Agricultura relativamente aos furtos recorrentes de melão e melancia nos campos agrícolas do concelho e pediu mais policiamento e fiscalização da GNR e ASAE.

A reivindicação surgiu depois de uma reunião do executivo da Câmara Municipal com agricultores do concelho e elementos da GNR.

“Existe dificuldade em guardar as suas culturas, porque são pequenos [agricultores], pessoas em nome individual ou familiar, que têm os produtos em sítios diversos, espalhados no território e que não os conseguem vigiar 365 dias por ano e 24 horas por dia”, admite o autarca Luís Pita Ameixa, citado pela Agência Lusa.

O edil acrescenta que além da perceção do aumento da criminalidade no concelho, existe o receio “de haver confrontos” entre os agricultores e quem furta.

Outra das preocupações dos produtores diz respeito aos “prazos de segurança” e, consequentemente, aos problemas de saúde pública que advêm do consumo precoce de alimentos com aplicação de fitofármacos.

No Conselho Municipal de Segurança, que decorreu na quinta-feira, 17, pediu-se à GNR que agilizasse a sua relação com os produtores de modo a “serem mais eficientes” e conhecedores do terreno.

“Por outro lado, foi também decidido comunicar [a situação] ao ministro da Agricultura para chamar à atenção para este problema [e] à ministra da Administração Interna para pedir um reforço da GNR”, adianta Pita Ameixa.

Continue a ler este artigo no Correio Alentejo.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: