
Zhivko Zhelyazkov e Pedro Nunes foram os vencedores da edição deste ano dos prémios “Espírito Empreendedor”, promovidos pela Câmara de Odemira e entregues no sábado, 19, durante a FACECO.
Na categoria Novas Iniciativas Empresariais, o vencedor foi o projeto Cogumelos Silvestres do Sudoeste Alentejano, de Zhivko Zhelyazkov, que recebeu o prémio no valor de 2.000 euros.
Trata-se de um projeto de produção sustentável e valorização dos recursos naturais endógenos, com foco nos cogumelos silvestres da região.
A livraria-café Mirabolante, de Bruno Rodrigues, venceu o segundo prémio, no valor de 1.000 euros, enquanto a Mercearia da Vila Odemira, de Eunice Pereira Tiago e Tomás Grou, ficou em terceiro, recebendo 500 euros.
Na categoria de Ideias Empreendedoras e Criativas, o projeto vencedor foi o Agrohidra, de Pedro Nunes, que recebeu 1.200 euros.
Esta ideia inovadora visa o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a gestão eficiente da água na agricultura do concelho de Odemira.
Em segundo lugar ficou a ideia Beelieve, de Cláudia Loução e que assenta num projeto de apicultura sustentável, que recebeu 800 euros.