O leilão organizado pelo município do Fundão, com carácter solidário, realiza-se no dia 17 de maio e assinala a abertura oficial da Campanha da Cereja do Fundão.
As inscrições para assistir presencialmente a este evento já se iniciaram e terá também transmissão online.
O município do Fundão vai realizar mais uma vez o leilão das primeiras Cerejas do Fundão deste ano, no dia 17 de maio, pelas 11h00, na Praça do Município. Esta iniciativa, que reverte a favor do Centro de Migrações do Fundão, marca o início da Campanha da Cereja do Fundão e a chegada deste fruto tão emblemático do verão nacional.
“O facto de a chegada deste fruto ser motivo para um evento deste âmbito reflete a importância, valorização e interesse que a Cereja do Fundão conseguiu alcançar. Este fruto é um embaixador da região do Fundão, refletindo a qualidade de matérias-primas que temos e a enorme expressão económica que esta indústria tem a nível local e mesmo nacional.”, refere Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão. “A cereja do Fundão, em todos os seus calibres, é um fruto interessantíssimo, versátil, que tem uma enorme procura como simples fruta ou numa abordagem criativa, em declinações para sumos, chás, e outros produtos em torno da cereja”, acrescenta.
O leilão vai ser transmitido online, em direto, na página de facebook do Município do Fundão (https://www.facebook.com/MunicipiodoFundao) e no instagram da Cereja do Fundão (https://www.instagram.com/cerejadofundao/). Este ano, será também possível assistir ao mesmo de forma presencial. Os interessados podem fazer a sua inscrição para o leilão através do email clubedeprodutores@cm-fundao.pt ou através do contacto telefónico 275 779 040, até ao dia 17 de maio.
No decorrer do evento será apresentada, pelo presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, a Campanha da Cereja do Fundão deste ano, e todas as iniciativas previstas ligadas ao universo da cereja e à promoção da região.
Em 2020, o Leilão solidário alcançou o maior valor de sempre, com dois quilos de cereja vendidos, cujo lance mais elevado foi de 560 euros, verba que reverteu a favor da loja social do Fundão.
Esta iniciativa decorre desde 2017, ano em que o município do Fundão realizou o primeiro Leilão, que contou a participação de Vítor Sobral, um dos chefs que mais defende a gastronomia portuguesa e os seus produtos, e que fez a licitação mais alta comprando, assim, as primeiras cerejas desse mesmo ano.
A Campanha da Cereja do Fundão vem anualmente reforçar o valor da Cereja do Fundão, um dos principais ex-libris da região, de elevada importância agrícola, económica e gastronómica, sendo atualmente uma marca de referência em todo o país.