Canal HoReCa de Xangai na mira de "traders" de produtos alimentares portugueses "gourmet"

 

[ Página inicial ] [ Direct�rio ] [ Agronotícias ] [ Pesquisar ] [ Opini�o ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

 

 –  02-04-2013

[ �cran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

Canal HoReCa de Xangai na mira de "traders" de produtos alimentares portugueses "gourmet"

através de traders chineses e portugueses, produtos alimentares gourmet de Portugal marcam presença na Hotelex Shanghai & Expo Finefood 2013, que decorre de 1 a 3 de Abril em Xangai, centro de uma regi�o em enorme expansão das redes de hotelaria, restaura��o e cafetaria.

Vinhos, licores e azeites são promovidos e degustados acompanhados de past�is de nata, queijos e presuntos portugueses, sendo que estes dois �ltimos apenas logram entrar na China Continental por for�a de um regime excepcional de amostras que apenas se aplica �s feiras comerciais reconhecidas pelas autoridades chinesas.

Os traders justificam a aposta nestes dois produtos com a confian�a que depositam no trabalho das autoridades portuguesas no sentido de, a curto prazo, estarem conclu�dos os processos que permitiráo exportar lactic�nios e produtos su�nos de Portugal para a China Continental.

A presença de produtos portugueses � impulsionada por empresas chineses conhecedoras de Portugal por via de outras áreas de com�rcio t�o diversas como exportação de a�o, ou importa��o de t�xteis, ou mesmo projectos de coopera��o trilateral de constru��o civil em Angola e Mo�ambique.

Denominador comum �s presenças, sem excep��o de parceira entre empresas portuguesas e chinesas, � a convic��o de que sendo a China Continental um cada vez mais importante mercado de consumo, existe potencial de crescimento das exporta��es alimentares portuguesas.

Segundo o Gabinete Nacional de Estatéstica da China, os sal�rios chineses cresceram em média 13,6 por cento ao ano entre 1995 e 2012, muito acima da infla��o, elevando centenas de milhões de pessoas � �classe média�.

Dados da Comissão de Com�rcio da Organiza��o das Na��es Unidas reportam que em 2012 a China Continental importou 52 por cento mais em produtos alimentares do que exportou, importando de todo mundo quase 70 mil milhões de euros, contra menos de 46 mil milhões de euros em exporta��es, tendo assim sido deficit�ria em 24 mil milhões de euros na sua balan�a comercial de produtos alimentares. J� saldo global da balan�a comercial chinesa em 2012 foi positivo em mais de 180 mil milhões de euros.

Consulte a lista de importa��es de produtos alimentares aqui.

Fonte:  AICEP


Apontadores relacionados:

S�tios

  • HOTELEX 2013 – Shanghai New International Expo Center


[ �cran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

[ Página inicial ] [ Direct�rio ] [ Agronotícias ] [ Pesquisar ] [ Opini�o ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

Produzido por Camares � – �  1999-2012. Todos os direitos reservados.

Publicado

em

por

Etiquetas: