A The Navigator Company apresentou cinco candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência, num investimento de mais de 100 milhões de euros.
Os produtos e soluções de base florestal, naturais, recicláveis e biodegradáveis, são a aposta da The Navigator Company para a criação de valor sustentável que, em linha com o propósito corporativo da empresa, permita deixar às futuras gerações um planeta melhor.
Uma das iniciativas é a Agenda “From Fossil to Forest – Produtos de Embalagem Sustentáveis para Substituição do Plástico Fóssil. O objetivo do consórcio liderado pela Navigator é desenvolver, patentear, produzir e comercializar soluções de embalagem inovadoras que substituam as atuais embalagens de plástico de origem fóssil.
Com um orçamento total de 118,6 milhões de euros, o projeto visa reduzir o impacto no ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas, podendo contribuir para ajudar o país na construção da floresta do futuro, nomeadamente através do reforço da utilização do conhecimento científico no setor. Enquanto líder do consórcio, cabe à Navigator e ao RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel o maior esforço de investimento, com um total de 93,2 milhões de euros.
A Agenda “From Fossil to Forest” contempla a criação de 102 novos postos de trabalho, dos quais 49 altamente qualificados, e reúne 27 parceiros nacionais que cobrem toda a cadeia de valor desde a matéria-prima ao produto final, proporcionando novas aplicações para um importante recurso endógeno nacional, a floresta. Estão previstos 17 novos produtos.
Para além deste processo, a Navigator participa noutras agendas como parceiro, nomeadamente: no desenvolvimento de novos materiais genéticos para uma floresta mais produtiva e resiliente, na circularidade de resíduos industriais, na robotização de operações de intra logística, na transformação digital das cadeias de valor florestais e na transformação digital e ecológica de redes logísticas e de transportes. Nestes projetos, assumiu um compromisso de investimento de 14,2 milhões de euros.
Navigator candidata-se ao PRR com investimento superior a 100 milhões de euros
O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.