Candidaturas a apoios para agricultores afetados por incêndios arrancam na próxima semana

Os agricultores afetados pelos incêndios florestais que estão a devastar Portugal vão poder candidatar-se a apoios a partir da próxima semana, garantiu esta quinta-feira, dia 21 de agosto, o ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

Nessa altura serão disponibilizados os formulários e a documentação necessária para dar início ao processo de candidatura.

&nbsp

O processo passará pelas câmaras municipais, responsáveis por receber os pedidos e encaminhá-los para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), que farão a avaliação e atribuição dos apoios.

O Governo estima que só na CCDR do Norte venham a ser submetidos cerca de cinco mil pedidos, sobretudo de pequenos agricultores com prejuízos até 10 mil euros. No ano passado, cerca de mil agricultores recorreram a este mecanismo de apoio.


&nbsp

O Executivo antecipa que estejam reservados mais de 30 milhões de euros para esta resposta, sendo que, na região Norte, os prejuízos registados superam os do ano passado.

O ministro da Coesão Territorial sublinhou ainda as dificuldades acrescidas do Interior do país e defendeu soluções adaptadas a cada território, com maior autonomia local e apoio do Governo.

&nbsp

O anúncio foi feito no final de uma reunião realizada em Viseu, que antecedeu o Conselho de Ministros extraordinário convocado pelo primeiro-ministro. No encontro participaram mais de 30 autarcas, bem como o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

 

&nbsp

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: