Estão abertas até 31 de Janeiro as candidaturas para participar na missão de alto nível ao Japão que o Comissário da Agricultura da União Europeia, Janusz Wojciechowski, vai promover entre 2 a 6 de Julho de 2023. Segundo a Comissão, «esta missão conjuga uma agenda política, que abrange temas relacionados com as barreiras japonesas ao comércio, a promoção das indicações geográficas e a implementação do acordo de comércio livre, com a promoção e facilitação de contactos entre empresas europeias e japonesas do sector agroalimentar».
A partir das candidaturas apresentadas, a Comissão Europeia irá escolher cerca de 60 empresários agroalimentares europeus «que representem os sectores-chave, com mais potencial, para o comércio e cooperação da União Europeia com o Japão», para participarem nesta missão. Os sectores-chave referidos são, entre outros, a carne, os lacticínios, as frutas, os legumes, os produtos agrícolas transformados e as bebidas, incluindo os produtos biológicos.
A Comissão indica que o programa desta delegação empresarial «proporcionará aos representantes do sector agroalimentar europeu uma excelente plataforma para conhecer o mercado japonês e as condições de acesso ao mercado no sector de alimentos e bebidas e para estabelecer contactos comerciais directos através de actividades business-to-business». É referido que a selecção final dos empresários a participar nesta missão será feita «tendo como base o equilíbrio geográfico e de produtos da delegação» e que também será tida em conta «a capacidade dos candidatos para realizar negócios internacionais».
Pode consultar mais informações e submeter a sua candidatura aqui.
Artigo publicado originalmente em Revista Frutas, Legumes e Flores.