Candidaturas ao Programa TalentA alargadas até 31 de Janeiro

image

Foi prolongado até 31 de Janeiro o prazo para submissão de candidaturas à sexta edição do Programa TalentA, com o objectivo de «facilitar a participação de um maior número de mulheres empreendedoras do meio rural». Esta iniciativa é promovida pela Corteva Agriscience e pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

O projecto vencedor será anunciado em Fevereiro e vai receber um apoio financeiro de 5.000 euros, «para investir no desenvolvimento do seu negócio». Os três projectos finalistas terão acesso a formação especializada e acompanhamento por parte de profissionais do sector, bem como uma campanha de promoção e visibilidade para os seus projectos.

As candidaturas podem ser submetidas no site do Programa TalentA, onde se pode também consultar as condições. O Programa TalentA está presente em Espanha, Portugal, Roménia, Ucrânia, Rússia, Chile, México, Argentina e Hungria. A organização desta iniciativa em Portugal salienta que «cerca de 50% da população rural portuguesa é composta por mulheres, muitas delas directamente ligadas ao trabalho agrícola ou a actividades agroalimentares», mas estas «continuam a enfrentar barreiras estruturais relacionadas com o acesso a financiamento, visibilidade e reconhecimento».

A organização destaca também que «desde a sua criação, em 2019, o Programa TalentA tem empoderado mais de 1.500 mulheres, promovendo o desenvolvimento sustentável e a digitalização nas zonas rurais». «Em Portugal, o programa tem dado visibilidade a projectos exemplares liderados por mulheres que combinam tradição, sustentabilidade e inovação», assinalam Corteva Agriscience e CAP, acrescentando que o objectivo desta iniciativa é «impulsionar a igualdade e a inovação no campo».

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: