O Monumento Natural Local do Canhão Cársico de Ota (MNLCCO) foi integrado na Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP).
No passado dia 3 de outubro, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) anunciou a aprovação do ofício entregue pelo município, antes do verão de 2022, confirmando desta forma a tipologia de monumento natural e a integração do MNLCCO na Rede Nacional de Áreas Protegidas, ficando também patente no portal do instituto.
O Canhão Cársico de Ota, reconhecido como área protegida desde 2019, reúne um conjunto de valores naturais, constituindo um dos mais valiosos tesouros do património natural, histórico e cultural de Alenquer. Apresenta um vale escarpado, estreito e profundo com vertentes abruptas, resultado da ação erosiva do rio no calcário do Jurássico Superior.
O ICNF justificou a integração, destacando o que já tinha sido anteriormente designado como “um dos mais interessantes vales em canhão das regiões calcárias portuguesas, com escarpas a pique e cones de cascalheiras”, lembrando ainda que “o vale integra o Inventário de Geossítios de Relevância Nacional desde 2014”.
A entidade relevou ainda o “curso de água sazonal que nasce na Serra de Montejunto, e que percorre a Serra da Ota, onde se formaram inúmeras cascalheiras ao longo de 2.5 km, devido à erosão flúvio-cársica das paredes verticais que formam atualmente o Canhão”, assim como a opinião de especialistas das diferentes áreas científicas, que atestam o facto de “o conjunto geomorfológico deste local e o seu excelente estado de conservação abrigarem comunidades vegetais e elementos biológicos de grande importância para a conservação da biodiversidade”.
No mesmo ofício, o instituto realça o facto de terem sido identificados 11 tipos de habitats e uma fauna diversificada, composta inclusive por espécies de aves com populações mais reduzidas e distribuição mais localizada.
Em simultâneo, foi também aprovado pela entidade o regulamento de gestão apresentado pelo município, anteriormente, que também cria o Monumento Natural Local do Canhão Cársico de Ota. Entendeu o ICNF, então, que a área protegida “cumpre os procedimentos de classificação definidos no artigo 15.º do Decreto-Lei nº 142/2008, de 24 de julho”.
“Desejamos os maiores sucessos para o Monumento Natural Local do Canhão Cársico de Ota”, termina dizendo o ofício do ICNF.
Para o município, trata-se um passo muito importante e o culminar de um processo que foi encarado como prioritário e despoletado há cerca de um ano, atendendo à necessidade de valorização do património natural do concelho de Alenquer, no qual já existe a Serra de Montejunto, também ela já reconhecida como Paisagem Protegida pelo ICNF.
“É uma decisão muito importante, que vem valorizar e reconhecer, muito substancialmente, este património natural do concelho de Alenquer. É um carimbo do ICNF, que passa a integrar o MNLCCO na rede de áreas protegidas do país e a referi-lo no seu portal. É um motivo de grande orgulho para nós, mas também aumenta a nossa responsabilidade”, explica Paulo Franco, vereador com o pelouro do ambiente e presidente da Comissão Diretiva da Paisagem Protegida do Monumento Natural Local do Canhão Cársico de Ota.
“Temos de continuar a divulgar e preservar o nosso património natural e a responsabilidade é mesmo essa, até porque temos consciência de que ainda há um desconhecimento grande por parte dos nossos munícipes em relação a este património e, com esta integração na rede nacional, podemos começar a mudar essa tendência”, acrescenta.
A notícia chega numa altura em que decorrem as comemorações do 3.º Aniversário do MNLCCO, para o qual o município de Alenquer reservou um conjunto de atividades, que visam precisamente dar a conhecer este monumento natural local.
Entre as atividades, está prevista a inauguração de uma Estação da Biodiversidade, um caminho pedestre pedagógico, que trará maior autonomia aos visitantes. Consiste num trilho pedestre, dotado de sinaléticas interpretativas da fauna e flora, que ajudarão os visitantes a conhecer melhor a biodiversidade do local, sem necessidade de um guia.
Dessa forma, o município acredita ser capaz de atrair cada vez mais visitantes, sobretudo famílias, até porque “é mais fácil preservarmos aquilo que conhecemos”.
Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, vai estar presente nas comemorações do 3.º Aniversário do MNLCCO, no próximo sábado, dia 8 de outubro.
Fonte: Câmara Municipal de Alenquer