CAP organiza conferência no Parlamento Europeu sobre “A Agricultura nos Países do Sul da Europa”

CAP 50anosA Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), com a colaboração do Eurodeputado Paulo Nascimento Cabral, vai organizar no próximo dia 14 de maio uma conferência no Parlamento Europeu, em Bruxelas, sob o tema “A Agricultura nos Países do Sul da Europa”. O evento decorrerá entre as 9h00 e as 12h00 (hora de Portugal Continental) e será transmitido em direto, via webstream.

Esta iniciativa insere-se na deslocação da Direção da CAP a Bruxelas, que decorrerá entre 13 e 15 de maio, para dar cumprimento a uma intensa agenda de contactos institucionais, numa altura em que começa a ser debatidos o próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP 2028-2034) e a reforma da Política Agrícola Comum (PAC). Dado o momento crucial para o futuro da Agricultura e do Mundo Rural na Europa, a delegação portuguesa irá dar a conhecer, junto das instituições europeias, os desafios e as especificidades próprias que os países do Sul enfrentam e que devem ser considerados nas discussões que agora se iniciam.

A conferência organizada pela CAP reunirá Eurodeputados, representantes de Organizações de Agricultores, decisores políticos e especialistas de seis países do sul da União Europeia – Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia e Croácia – para debater os desafios sem precedentes que a Agricultura e o Desenvolvimento Rural enfrentam nesta região. Entre os temas em destaque estarão a escassez de água provocada pelas alterações climáticas, a necessidade modernização dos sistemas de regadio, a distribuição injusta de valor na cadeia alimentar, o êxodo rural, a burocracia excessiva e as pressões do comércio internacional. (consulte o programa completo, em anexo)

O programa das jornadas de trabalho da CAP em Bruxelas contempla uma audiência com o Comissário da Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, além de visitas e reuniões de trabalho no Parlamento Europeu, no CESE – Comité Económico e Social e no COPA – Comité das Organizações Profissionais Agrícolas. Nestes fóruns, o Presidente da CAP, Álvaro Mendonça e Moura, irá defender a importância da preservação da atual arquitetura da PAC, mantendo-a distinta de outros instrumentos comunitários: trata-se da única política verdadeiramente comum da União Europeia, tendo um papel crucial na promoção da sustentabilidade, da competitividade e da segurança alimentar em toda a Europa.

No âmbito da comemoração dos 50 anos da Confederação portuguesa, está também agendada uma receção comemorativa na Casa da CAP em Bruxelas.

Consulte o programa.

O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: