Ambos os portos, recorde-se, foram ocupados pelas forças russas.
A Rússia diz que os portos de Mariupol e Berdyansk estão prontos para exportar cereais. A informação foi avançada pelo ministro russo da Defesa. Sergei Shoigu diz que os dois portos, ocupados pelas forças russas, estão prontos depois de ter sido concluída a desminagem.
“O porto de Mariupol já foi completamente desminado. Está a funcionar normalmente e recebeu os primeiros cargueiros. Além disso, o porto de Berdyansk está a funcionar. Os carregamentos de cereais podem ser retomados nestes portos, conforme ordens do comandante-chefe”, anunciou o ministro russo.
De acordo com a agência Reuters, o ministro divulgou ainda que 6.489 militares ucranianos se renderam desde o início da guerra, 126 dos quais nos últimos cinco dias.
Quantidade de cereais bloqueados na Ucrânia pode triplicar
O aviso foi feito, também esta terça-feira, pelo Presidente ucraniano. “Atualmente, entre 20 e 25 milhões de toneladas de cereais estão bloqueadas e neste outono o número pode aumentar para as 70 ou 75 milhões de toneladas”, alertou Volodymyr Zelensky.
O líder ucraniano defendeu, por isso, a criação de corredores marítimos, referindo que está em negociações com a Turquia, Reino Unido e ONU. As exportações por via marítima permitem escoar 10 milhões de toneladas por mês, acrescentou.