“Carta Arqueológica do Concelho de Tábua” descobre o passado de Tábua

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Tábua recebeu, no dia 13 de setembro, a sessão de apresentação da “Carta Arqueológica do Concelho de Tábua – Da Pré-história à Alta Idade Média”, da autoria da arqueóloga tabuense Ana Rita Pereira, numa edição promovida pelo Município de Tábua.

Este é um documento que pretende dar a conhecer a história deste território, com base em vestígios que têm sido estudados ao longo dos anos, sendo que a autora se referiu à importância deste trabalho de investigação e apresentou os seus principais resultados, designadamente a informação sobre os sítios arqueológicos identificados no Concelho e a relevância dos objetos encontrados, evidenciando os períodos históricos em análise, como a Pré-História, o período Romano e a Alta Idade Média. Sublinhou ainda que este é um trabalho em constante atualização dado que os achados vão surgindo de acordo com as investigações que estão em curso, tendo agradecido a colaboração das diversas Entidades envolvidas no processo.

O Presidente da Associação de Municípios Portugal Romano, Nuno Moita, Associação de que o Município de Tábua é associado desde há 3 anos, destacou a relevância do documento para a valorização da oferta cultural e científica nesta área, salientando a integração de Tábua na Rede de Municípios associados tem-se revelado extremamente positiva, na medida em que este é um dos Concelhos como maior dinamismo que tem apresentado contributos muito positivos que enriquecem a rede no seu todo. Concluiu, referindo que Associação do Portugal Romano irá gerir um PROVERE, já aprovado, através do qual serão disponibilizados recursos para aprofundar estes estudos e valorizar o património da época romana existente nos vários territórios, projetos que trarão benefícios diretos para o Concelho de Tábua.

O Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, felicitou a autora pela investigação realizada, considerando que este trabalho reforça a responsabilidade coletiva de preservar a história local e dignificar o legado dos antepassados, transformando-o num elemento diferenciador do desenvolvimento cultural e turístico do território. Adiantou ainda que estão a ser preparadas candidaturas para valorização e requalificação de alguns espaços emblemáticos, como a Via Romana da Pedra da Sé e a Ponte de Sumes, devolvendo-lhe a dignidade que a sua história merece.

A apresentação do livro constituiu um momento de reflexão e valorização do património arqueológico Concelhio, afirmando Tábua como território de grande riqueza histórica e cultural.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: