Castanha e tradição em debate na conferência “Raízes e Rituais” em Monchique

A Casa de Artes e Ofícios de Marmelete, no concelho de Monchique, recebe no dia 1 de novembro, a partir das 10:00, a conferência “Raízes e Rituais: castanheiros que contam histórias, castanhas que alimentam tradições em Monchique”, iniciativa integrada no programa da Festa da Castanha de Marmelete.

Promovida pela comissão organizadora composta por “O Monchiqueiro” – Grupo de Dinamização Cultural, o Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP), a Associação de Produtores de Aguardente de Medronho do Barlavento Algarvio (APAGARBE) e a Universidade do Algarve, o evento conta com o apoio do Município de Monchique e da Junta de Freguesia de Marmelete.

A conferência decorre no Dia de Todos os Santos, data em que se cumpre a tradição do magusto, e convida à reflexão sobre a castanha e o castanheiro sob várias perspetivas — histórica, sociológica, ambiental e gastronómica.

O painel de oradores integra Sónia Martinho, engenheira florestal do Município de Monchique; Gonçalo Lopes e Joana Baço, que abordarão o tema da madeira de castanho na arqueologia subaquática; Luísa Martins (Município de Loulé) e Ana Rita Mateus (Município de Monchique), que falarão sobre a vertente gastronómica.

A manhã inclui ainda o workshop “Castanha: Sabores Antigos, Receitas Novas”, dinamizado pela nutricionista Alexandra Domingos, dedicado à redescoberta das tradições culinárias associadas à castanha.

Segundo a comissão organizadora, “o objetivo é promover a discussão em torno deste recurso endógeno da Serra de Monchique e transmitir aos participantes os mistérios que rodeiam os castanheiros e a castanha ao longo dos séculos e o seu contexto atual no panorama natural da região.”

Após as comunicações, haverá debate moderado por Núria Rey, do Museu Municipal de Loulé, licenciada em Património Cultural pela Universidade do Algarve e mestranda em História e Patrimónios.

Esta é a segunda conferência da série “Raízes e Rituais”. A primeira edição, realizada em julho, foi dedicada ao medronho.

A comissão organizadora adianta que “brevemente surgirão novas iniciativas e conferências”, consolidando o ciclo como um espaço de partilha de conhecimento sobre os recursos e tradições do território.

Os interessados podem solicitar mais informações através do email: [email protected].

Programa:

10:00 – Sessão de abertura

Sónia Martinho | Município de Monchique: Castanheiros na serra de Monchique: Conhecer, valorizar e promover

Gonçalo Lopes e Joana Baço | Arqueologia subaquática: Entre árvores e memórias da serra

Luísa Martins | Município de Loulé: A castanha em fontes históricas na alimentação, a presença do castanheiro associado a mosteiros e conventos

Ana Rita Mateus | Município de Monchique: Do castanheiro à mesa – Os sabores da história e da identidade de Monchique

Alexandra Domingos | Nutricionista – Workshop: Castanha: sabores antigos, receitas novas

Debate

13:00 | Sessão de encerramento

Leia também: Atenção portugueses: se o seu Cartão de Cidadão não tiver isto e for anterior a esta data, terá que o renovar (mesmo que esteja válido)

Publicidade

Continue a ler este artigo no Postal do Algarve.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: