O CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar, de Castelo Branco, abre as portas à visita de todos os interessados, entre as 14 e as 16 horas desta quarta-feira, dia 24.
De acesso gratuito (mediante inscrição através da ligação https://tinyurl.com/yawfwb44), este “Open Day” acontece no âmbito do projeto de bioeconomia sustentável e circular WinBio- Waste&Interior&Bioeconomy, que visa promover as regiões do Centro, Norte e Alentejo de Portugal e as suas empresas, demonstrando a qualidade dos seus produtos através das entidades do sistema científico nacional.
Nesse sentido, as instalações do CATAA na Zona Industrial de Castelo Branco (Rua A) abrem-se para dar a conhecer as atividades desenvolvidas pela instituição a propósito do WinBio. A direção do CATAA orientará também os visitantes pelos laboratórios, culminando com uma prova sensorial e uma sessão de networking empresarial.
O projeto, cofinanciado pelo COMPETE 2020, foca-se na valorização
económica de quatro grandes áreas tecnológicas no âmbito da Bioeconomia: Recursos biológicos endógenos; Fileira agro-alimentar; Fileira florestal; Fileira aquática.
O WinBio assenta numa parceria que, além do CATAA, envolve também a Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, presente em vários pontos do país e que lidera o projeto, bem como o CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (Beja), a associação CECOLAB – Collaborative Laboratory Towards Circular Economy (Oliveira do Hospital), o Food4Sustainability coLAB (Idanha-a-Nova) e o parque de ciência e tecnologia TagusValley – Tecnopolo do Vale do Tejo (Abrantes).
Tal como o CATAA, também cada um dos restantes parceiros vai promover um Open Day nas suas instalações até ao final do mês de junho.
O conteúdo CATAA abre as portas à comunidade e revela projetos de bioeconomia sustentável aparece primeiro em Gazeta Rural.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.